Fork me on GitHub

Samuel Simões

vim-ctrlspace

27/06/2014

No meu dia a dia costumo lidar com funcionalidades que envolvem diversos arquivos de diferentes propósitos como: javascripts, views, models, controllers entre outros que até o momento cada arquivo ficava na sua própria aba no Vim, criando uma mar confuso de abas.

Para tentar sanar esse problema recentemente encontrei o plugin vim-ctrlspace, que tem a proposta muito interesse de utilizar as abas do Vim como um “grupo de buffers” (nativamente as abas e splits acessam o stack de buffers global), possibilitando, por exemplo, criar abas que agrupem os arquivos que você está editando por tipo.

O uso do plugin é bastante simples. Depois de instalado tudo que você vai abrindo em uma aba entra para o stack de buffers da mesma, que fica a disposição em seletor de buffers ativado através do atalho Ctrl + Espaço (usa-se k e j para navegar para cima e para baixo respectivamente).

Atalhos mais importantes

Os atalhos a seguir devem ser executados com o seletor de buffers do plugin aberto (Ctrl + Espaço).

Abaixo um vídeo do autor apresentando o plugin em detalhes:

Muito prático para organizar workflows que envolvem a edição de muitos arquivos que podem ser agrupados.

Este post tem o "código aberto", caso encontre algo errado, desatualizado ou queira incorporar alguma coisa faça um pull request.

comments powered by Disqus

Samuel Simões ~ @samuelsimoes